Manutenção preventiva em Condomínios
- Nome do Autor
- Condomínio
Tempo de leitura:
1 minuto
Como sabemos, os custos de manutenção e consertos em alguns sistemas do Condomínio podem pesar no bolso dos condôminos. No entanto, a fim de auxiliá-lo, iremos abordar hoje as medidas que podem aumentar o uso e conservação dos equipamentos e sistemas, o que reduzirá custos totais a longo prazo.
A dica é organizar um cronograma de manutenção para o Condomínio, necessitando de uma gestão focada na segurança e no cumprimento do plano estabelecido, visando o bom funcionamento de toda a estrutura condominial a partir de uma vistoria periódica.
Seguem alguns detalhes que podem auxiliar o seu condomínio:
Calendário em dia
É recomendável que o Condomínio possua um calendário atualizado das manutenções futuras já previstas e das que já foram realizadas, primando pelo período recomendado pelo fabricante, a fim de não ultrapassar a data prevista.
Levantamento do estado das instalações
Orienta-se que a pessoa encarregada a monitorar as manutenções faça uma análise dos itens que necessitam de reparos, a fim de descobrir se é necessário realizá-los antes do previsto e evitar maiores gastos.
Redução de riscos
Além da economia de custos, a manutenção preventiva em instalações elétricas e hidráulicas, elevadores e sistema de combate a incêndio, por exemplo, pode reduzir em grande proporção o risco de acidentes.
O condomínio onde você vive deve ser seguro para todas as famílias que ali vivem/trabalham/visitam, sendo a manutenção preventiva uma das melhores formas de mantê-lo distante de acidentes e gastos imprevistos.