Práticas de sustentabilidade para Condomínios

Práticas de sustentabilidade para Condomínios

Tempo de leitura: 

2 minutos

Sabemos como o planeta vem dando imensos sinais de desgaste em decorrência do mau uso pelo ser humano. Em função disso, a cada dia que passa se torna ainda mais importante a presença de medidas sustentáveis e ecológicas a fim de minimizar os impactos no meio ambiente.

Você sabia que o seu Condomínio pode buscar adotar protocolos para o cuidado do planeta, visando à sustentabilidade? Para iniciarmos, veja só uma medida simples e de fácil aplicação no nosso dia a dia:

Coleta Seletiva

A destinação correta dos resíduos e rejeitos é a melhor maneira de reduzirmos os impactos ambientais causados pelo nosso consumo, o que facilitará a destinação correta dos itens dispensados. Para tanto, devemos prezar pela utilização dos coletores, aquelas lixeiras coloridas que vemos espalhadas por alguns locais públicas, nas cores, azul, vermelho, amarelo, verde e marrom. Embora a coleta seletiva seja um método que está sendo utilizado de maneira crescente, muita gente ainda não sabe como é realizada a triagem dos resíduos, mas sem problemas, nós explicamos para você:

Azul

No coletor azul devemos destinar papéis, sejam eles folhas de caderno, envelopes, jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, etc.

Vermelho

No coletor vermelho devemos destinar plásticos, nos quais se enquadram sacos em geral, sacolas e garrafas pets.

Amarelo

No coletor amarelo devemos destinar metal, se enquadrando nesta espécie as latas de alumínio (refrigerantes) e metal (conserva), clipes, grampos e tampas de garrafa.

Verde

No coletor verde devemos destinar vidro, nos quais se enquadram copos, frascos de perfume e medicamentos, garrafas, etc.

Marrom

No coletor marrom devemos destinar os resíduos orgânicos, tais como cascas de frutas, ovos e vegetais, chás.

Além disso, um ótimo método para ajudarmos a cuidar do planeta é a redução do consumo de energia, para isso separamos algumas dicas que podem ser aplicadas em seu condomínio de forma simples e prática:

  • Cores claras: Quando for escolher as cores para pintar áreas comuns, recomendamos que opte por tintas claras, as quais irão proporcionar maior iluminação ao ambiente, facilitando a visualização das dependências com a luz natural.
  • Lâmpadas: Para as áreas internas opte por lâmpadas com sensores ao movimento, as quais somente acionam quando alguém passar pelo local. Para as áreas externas dê preferência aos sensores fotocélula, pois é um ótimo mecanismo para economia de energia e não agrava o aquecimento global, tendo em vista que se ajusta ao ambiente conforme a necessidade de iluminação.
  • Elevadores: O uso de elevadores gera um alto custo aos condôminos, a fim de reduzir os gastos recomenda-se que se dê preferência as escadas, que é uma forma de exercitar o corpo.

Devemos lembrar que atitudes como estas são muito bem vistas pela sociedade em geral, considerando tratar-se de pequenas alterações que podem ser realizadas para um objetivo maior, a preservação do planeta, além disso, devem ser vistas como uma ótima opção para a redução dos custos do condomínio, impactando de forma positiva o bolso do condômino.